A sua empresa está atenta às tendências de mercado?

Quem tem o sonho de alçar vôos no mundo do empreendedorismo já sabe que estar atento às tendências do mercado é essencial.

Não perceber as tendências é como caminhar no escuro. Você não sabe o que vai encontrar pela frente.

Ou pior: você imagina um futuro que não passa de ilusão.

Tendências são como indicações que nos apontam para onde devemos olhar. É importante deixar claro que tendência não é modismo.

Um produto ou um serviço que viraliza rapidamente não é exatamente uma tendência, já que é algo que passará muito rápido – um fad.

Você sabe se sua empresa está atenta às tendências de mercado? E mais, você sabe como planejar-se para lidar com essas tendências e possíveis mudanças?

Separamos algumas perguntas para você responder e saber se está no caminho certo.

1. Você sabe como está a sua concorrência?

Básico e fundamental. Vamos começar pelo começo.

Estar atento à concorrência é conferir se você está dançando de acordo com a música, e lhe dá a possibilidade de propor um novo passo.

Às vezes o sinal de uma tendência virá dessa análise! Isso porque muitas informações estratégicas podem vir de lá.

Mas lembre-se: analisar a concorrência não é imitá-la. Ter a sua própria identidade é algo extremamente importante.

2. Você acompanha os especialistas do setor?

Ter informações de qualidade e credibilidade é como uma bússola em busca das tendências.

Essas informações são um norte – a interpretação delas é outro processo.

Seguir portais de notícia do ramo e especialistas, e estar atento ao que essas pessoas e instituições afirmam, é fundamental.

Se você ainda não faz isso, agora é o momento.

3. Você está atento aos indicadores e à análise deles?

Como falamos anteriormente, o processo de interpretações da informação é distinto do recebimento delas em si.

A dica é que, através da análise dos indicadores, você consiga identificar padrões de consumo.

Essas são informações estratégicas, isto é, a partir delas você pode planejar os próximos passos, prevendo tendências.

Perceber novos padrões de consumo (online, por exemplo) é perceber as tendências aproximando-se.

4. Você escuta o que seus clientes dizem?

Uma tendência nem sempre precisa ser algo inimaginável e tão grandioso.

Muitas vezes é escutando os clientes que você consegue identificar novas formas de solucionar um problema.

Combine isso com a análise dos dados e da concorrência e você poderá identificar novas tendências de mercado.

Aliás, escutar o cliente deve fazer parte de todos os processos, não apenas de identificação de tendências.

Afinal, seu produto ou serviço é feito para ele e muitas vezes é o cotidiano do cliente que define as novas tendências.

A tecnologia deve estar a seu favor, mas não ignore métodos tradicionais

Escutar os clientes e especialistas pode ser mais simples do que você imagina. Esse é um processo que foi simplificado por meio da internet.

Não subestime o poder dos fóruns especializados e até mesmo das redes sociais.

Dedique um tempo para ler comentários dos posts e o que está em alta no Twitter, por exemplo.

Mesmo assim, a famosa análise SWOT não pode ser abandonada.

Ela serve para identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, e é uma mentalidade que não foi substituída apesar de toda inovação no mercado.

E então, já consegue identificar se a sua empresa está atenta às tendências de mercado?

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